terça-feira, 29 de maio de 2012

1ª reunião de trabalho com a Vereadora do Turismo e Acção Social da CM Sertã

Terça-feira foi o dia marcado para darmos arranque ao trabalho com a Dra. Cláudia Sofia André, vereadora da CM Sertã, com os pelouros do Turismo e da Acção Social. 


A vereadora já tinha sido informada pelo Presidente da Câmara do nosso projecto, mas queria saber mais. Depois de ouvir o nosso “pitch” as primeiras palavras da Veradora foram: “Eu é que quero ser vossa cliente!”. 

A partir daí aprendemos muito sobre a história da Sertã e sobre as suas gentes. Acabámos por definir o que iríamos precisar em termos de documentação da Câmara para começar o levantamento dos recursos fundamentais para o desenvolvimento dos nossos pacotes de vivências. Acabámos a jantar no restaurante Ponte Velha onde o proprietário, Sr. Carlos Marçal, fez questão de nos oferecer um entrada de maranho que é um das principais iguarias da região. Soubemos também do novo empreendimento do Sr. Carlos que é a conversão do Convento de Santo António num hotel de luxo a abrir já em 2013. 

Saímos da Sertã muito satisfeitos e muito motivados para continuar o trabalho.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

A nossa vivência piloto

A 6ª semana de trabalho arrancou com a definição dos conteúdos que compõem a nossa vivência-piloto para o cliente conhecer bem o nosso país antes de tomar a decisão final de viver em Portugal.

O nosso serviço de "pacote de vivências" permitirá ao cliente ter uma experiência que vai  além do típico pacote turístico, através dos seguintes passos:

  1. Chegada a Lisboa
  2. Primeiros Sabores de Portugal – ligth lunch/Coktail, convívio com assistentes personalizados (PA, assessor fiscal, nutricionista, agente imobiliário PT, etc., de acordo com o perfil definido em entrevista prévia) onde será feito um pequeno briefing do país
  3. Sentir português – oportunidade de perceber a cultura e hábitos nacionais, em moldes de visita turística, a experiência proporciona as primeiras pontes afectivas com o país, procurando no singular de cada cliente, pontos de reconhecimento em Portugal
  4. Jantar com naturais do país, a viver em Portugal, que facilitem a sua integração cultural entre pares e a identificação do nosso cliente com a realidade do país
  5. Imersão local – visita ao espaço envolvente (panorâmica geral e conhecimentos dos locais mais importantes incluindo facilidades/instalações médicas)
  6. Actividade de lazer local – agricultura, vela/surf, pesca, caminhada (de acordo com entrevista previamente feita)
  7. Descobrindo os sabores de Portugal – visita a uma vinha, a um lagar de azeite, a uma produção frutícola, etc.
  8. Ida ao mercado – actividade social
  9. Visita a uma ONG (associação de apoio à criança, empreendedores, agricultores, etc.)
  10. Leaving do – momento de diversão onde o nosso cliente se despede de pessoas que gostaria de rever em Portugal.

sábado, 26 de maio de 2012

6º Bootcamp: Definição de Processos

Começando a implementar…..

Aqui está o nosso primeiro processo….e o mais importante: adquirir o cliente!


Organigrama Laurus Living

Apresentamos aqui mais um resultado dos exercícios da tarde do 6º Bootcamp: a nossa proposta de estrutura orgânica:

7S Framework Check by Laurus Living

Está na hora de começar a desenhar os nossos processos, mas para isso temos que falar a uma só voz, e ter uma base sólida. Com esta base tudo o resto torna-se mais fácil.
Obrigado a todos aqueles – família, amigos, mentores, colegas do Energia de PT, parceiros, clientes e amigos – que tanto nos têm dado e têm feito crescer o nosso projecto. Com todas as mudanças e contra-mudanças. A vossa energia é fundamental!


sexta-feira, 25 de maio de 2012

Re-estruturação da nossa proposta de valor

No Energia de Portugal é mesmo assim: da auscultação aos mercado resulta  novas alterações no nosso modelo de negócio. As entrevistas da semana vieram a demonstrar que a nossa proposta de valor, embora considerada uma mais-valia, não estava efectivamente a dar resposta ao que EFECTIVAMENTE estrangeiros  necessitam  durante o seu estabelecimento em Portugal. Mais do que uma experiência de entretenimento e lazer, constatámos que a maioria dos entrevistados (~68%) aponta a falta de apoio no planeamento e na integração no novo país como  a GRANDE NECESSIDADE , o PRINCIPAL PROBLEMA. 

De modo a re-estruturar a nossa proposta de valor - já nesta fase avançada do Energia de Portugal - decidimos esquematizar o processo de um nosso cliente desde a fase de decisão até à concretização da mudança:


Resumo da 5ª Semana

Esta semana ficou marcada por muitas entrevistas:
  • AFPOP - Association for Foreign Residents and Property owners in Portugal - para dar a conhecer os nossos serviços aos afiliados da AFPOP;
  • AICEP -  no âmbito da procura de soluções para a internacionalização dos nossos serviços;
  • Potencial parceiro de Sistemas de Informação - para o desenvolvimento da plataforma online dos nossos serviços;
  • Pedro Bidarra, conselheiro criativo;
  • Seguradora - análise da sua viabilidade enquanto canal de distribuição e comunicação dos nossos serviços;
  • Psicóloga/Socióloga - potencial parceria para a análise psico-social dos nossos clientes.
Como os nossos seguidores puderam sentir, foi uma semana marcada por alterações significativas da proposta de valor! As principais lições da semana foram:
  • "Mas quando é que deixamos de alterar o nosso modelo de negócios?!?"
  • A importância de dramatizar a necessidade da ideia!
  • "I love to jet-ski, but will I do it?" - O trigger de passar de um ideal para a sua concretização e sobretudo para pagar por ele: lá porque a pessoa gosta de algo, será que vai pagar por isso?
  • Necessidade do alinhamento da dinâmica da equipa: falar todos a uma mesma voz!

Os próximos passos passam por:
  • Definir da campanha de marketing e promocional;
  • Concretizar as parcerias chave
  • Definir os recursos e actividades chave, incluindo a orçamentação (tema do próximo bootcamp)
  • E lá está: mas e mais entrevistas!!

domingo, 20 de maio de 2012

Bootcamp 5

O 5º Bootcamp foi dedicado à componente: como gerar receitas para os nossos negócios?
Começamos por definir os nossos tipos de fontes de receitas, considerando a panóplia de alternativas entre fontes directas e fontes indirectas. Aqui, evitámos a geração de receita via uma só fonte de receita, dado o grande risco associado a essa dependência:
  • Receitas directas
    • INTERMEDIAÇÃO, através da comissão/margem dos prestadores de actividades
    • Em dúvida: receita via VENDA (através da comercialização dos pacotes por venda única) ou pela definição de uma SUBSCRIÇÃO (que permita uma harmonização das entradas de receita ao longo do ano);
    • (a longo prazo): LICENCIAMENTO, uma vez o conceito maduro, iremos considerar a eventual receita proveniente da permissão da utilização do conceito Laurus Living via franchising;
  • Receitas indirectas: dada a transversalidade de sectores que poderão estar incluídos na concretização da nossa ideia de negócio, as receitas geradas indirectamente constituirão RECEITAS DE REFERÊNCIAS (pelo fornecimento de leads a parceiros) e RECEITAS DE AFILIADOS. Estas fontes de receita apenas farão sentido quando tivermos gerado tráfego suficiente no nosso domínio e/ou na comunidade online Laurus Living a ser criada.
Durante a próxima semana teremos oportunidade de testar os tipos de fontes de receitas identificados, validando assim esta componente do nosso modelo de negócio.

Posteriormente, definimos o nosso modelo de pricing que definirá "qual o valor que vamos cobrar?" As características da nossa ideia de negócio enquadra-se na abordagem COM BASE NO VALOR, isto é, determinado pela percepção do valor pelo cliente.

Por fim, tivemos oportunidade ainda de:
  • Determinar o valor do ciclo de vida de um cliente (VCV) Laurus Living
  • Determinar o custo de aquisição de um cliente (CAC) Laurus Living
  • Preencher formulário dos testes de fontes de receitas
  • Arrancar com a concretização do Produto Mínimo Viável.
O bootcamp terminou com reflexão sobre como optimizar a dinâmica e gestão da equipa.

A próxima semana será determinante não só para testar e validar as nossas fontes de receitas, como também para criar o Produto Mínimo Viável (PMV) Laurus Living. Será com base no prototipo do  PMV que iremos conseguir testar mais tarde dois pontos FUNDAMENTAIS:
  1. As pessoas estão dispostas a utilizar o nosso produto?
  2. Há pessoas dispostas a pagar? E quanto?
Com as recomendação de gestão de equipa, avizinha-se um trabalho em equipa mais eficiente! Mãos-à-obra para a próxima semana!

sábado, 19 de maio de 2012

O nosso projecto piloto

"Tudo o que precisarem disponham"

Foi com estas palavras que nos despedimos ontem da Câmara Municipal da Sertã onde estivemos a acertar a nossa primeira parceria ao nível do poder local.

É na Sertã que vamos desenvolver um primeiro conjunto de experiências para que os nossos clientes se envolvam e percebam o que é a Laurus Living.

A escolha da Sertã não é, obviamente, por acaso. Trata-se de um conselho com um património natural muito rico, atravessado pelo rio Zêzere, com uma comunidade vibrante e hospitaleira, e que tem um Presidente de Câmara disponível e interessado para acolher um projeto como o nosso. As palavras do Presidente José Farinha Nunes foram muitas simples: “ A ideia é interessante, é preciso é concretizar”.

É isso mesmo que vamos fazer, a começar hoje, com a preparação do plano de trabalho para levantamento dos recursos existentes na autarquia.  Iremos trabalhar em conjunto com os vereadores da acão social e do turismo, e com o Adjunto do Presidente da Câmara – António José Lopes Simões. O António, que vai trabalhar muito connosco ao nível da comunicação e do contacto directo com a comunidade local, fez questão de nos presentear com lembranças do concelho, nomeadamente uma Sertã (em breve contaremos mais sobre a história deste utensílio que deu o nome ao concelho).



sexta-feira, 18 de maio de 2012

Questionários: 1ºs resultados

Na preparação das lessons learned da semana, incluímos os primeiros resultados dos questionários online que aproveitamos para partilhar: tivemos até ao momento (18.05 @11.20) 262 visitantes, 65 respostas, sendo que 37 das respostas correspondem ao nosso segmento de idades target: +55.


Ainda com muito trabalho pela frente, mas no bom caminho!


Q.2 - O que mais o preocupa mais quando pensa no seu estilo de vida para o seu futuro?


Q.5 - Quais os critérios mais relevantes na selecção de uma actividade/experiências?


Brevemente publicaremos os resultados na sua integra.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

1ªs versões dos formulários de testes

Relativamente à componente de canais de comunicação, focámos as nossas atenções nas duas hipóteses mais relevantes: internet e comunicação por meio de advisersFicam aqui as 1ªs versões dos formulários para canais:




Já na componente: tipo de relação a criar, consideramos que nesta 1ª fase o mais relevante será validar a hipótese automatizado versus pessoal:



segunda-feira, 14 de maio de 2012

2012: European Year for Active Ageing

Sabia que 2012 é o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações?



Porque "...o envelhecimento activo pode dar às pessoas mais velhas a oportunidade de continuarem a trabalhar e partilharem as suas experiências, de continuarem a desempenhar um papel activo na sociedade e de viverem as suas vidas de maneira o mais saudável, independente e preenchida possível". Mais informações aqui.  

O mote foi lançado no início do ano, com o vídeo promocional a constituir o "first step to change perceptions". Porque no fim de contas: we're "never too old to... "


E aqui, a promoção de actividades e experiências direccionadas para uma população sénior activa e qualificada encaixa-se que nem uma luva nas prioridades definidas pela Europa!

2012, European Year for Active Ageing... 2012, the year to start living the unique experiences of Laurus Living!

domingo, 13 de maio de 2012

Bootcamp 4

O 4º bootcamp focou-se em duas grandes componentes:
  • Canais de comunicação
  • Tipo de relação a criar com os nossos clientes.
Para esta semana, o homework inclui o preenchimento dos formulários de hipóteses para cada uma destas componentes.

Através destes formulários iremos definir « a que testes iremos submeter cada hipótese de cada umas das componentes, assim como os respectivos critérios de validação. 

A tarefa aparenta ser mais simples do que realmente é: apenas através da definição dos testes & validação conseguiremos validar os inputs de "Canais" e "Relações" no nosso Modelo de Negócio.

E como alertou António Lucena de Faria: "não andamos à procura de maiorias [isto na questão do percentual de validação]... mas sim de números razoáveis que demonstrem a validação das nossas hipóteses."

Em breve apresentaremos as 1ªs versões dos formulários.

sábado, 12 de maio de 2012

A landing page do Laurus Living já está no ar!



Já reparou que...

As alterações de branding da nossa ideia de negócio acabaram por obrigar a uma mudança do URL do nosso blogue.

Apesar do nosso esforço em publicitarmos o novo blogue, esta alteração acabou por gerar alguma ocnfusão inevitável. Alguns foram os nossos seguidores que, ao tentarem aceder ao blogue anterior, esbarraram na mensagem "Este blogue foi removido".

Para evitarmos futuras confusões, e não perdermos os nossos seguidores, aproveitámos o coffee break de hoje para partilhar com os nossos colegas as recentes mudanças.

Aqui fica o flyer distribuído:

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Participe no nosso inquérito online!

Como sabem, estamos a desenvolver uma start up que pretende promover experiências de vida para reformados activos (depois dos 50 anos), com base em três pilares: sustentabilidade, pertença, personalização.


Preparámos um inquérito online para podermos aprender consigo e melhorar a nossa proposta com base nas suas respostas. Procuramos pessoas nessa faixa etária que estejam dispostas a responder ao inquérito online abaixo.

Não demora mais de 5 minutos! Siga o link: 
 http://www.emailmeform.com/builder/form/nofC587d4c0TdGV5bB


Este inquérito é anónimo e não será publicado em nenhum sítio. É importante que saiba que não existem respostas certas nem erradas, pretendemos apenas conhecer o seu ponto de vista sobre que experiências e actividades gostaria de viver depois dos 50 ou na sua reforma.


Por favor circule este email para todas as pessoas que conhece. 

Pais, avós, vizinhos, amigos, conhecidos, todos estão convidados a participar!

Muito obrigado!
A equipa do Laurus Living

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Notícia...

@Jornal Expresso, Maio 2012

Esta notícia demonstra  a potencialidade e atractividade que Portugal poderá apresentar para um reformado europeu que pretenda desfrutar da sua reforma no nosso país.
Resolvida a questão de "Onde ficar", fica a restar o "O que fazer? Que experiências viver?"

É aqui que entra a proposta de valor da Laurus Living!

Laurus Living... a UNIQUE EXPERIENCE FOR SENIOR LIVING!

Moving to Portugal...

Artigo em "The Wall Street JournalNext: The New Retirement  (9 April 2012)

http://online.wsj.com/article/SB10001424052970203833004577251303151923324.html by Roger B. Adams


Farol de  Cascais _ Casa de Santa Maria


Comentários... que fazem parte de uma série de histórias de viagens em que pessoas reformadas vivem a tempo parcil ou inteiro em Portugal.  Estas pessoas comentam os locais eleitos por sí, para a sua estadia, assim como alguns hábitos culturais e serviços portugueses.




terça-feira, 8 de maio de 2012

Tela do Modelo de Negócio v.3.0

No Energia de Portugal é mesmo assim: a tela de modelo de negócio vai ser vista e revista e revista a cada dia que passa!

Com o objectivo de termos cada vez mais clara e concretizada a nossa ideia de negócio, este exercício de revisão torna-se imprescindível para o sucesso da nossa proposta de valor e dos serviços que pretendemos promover.

Apresentamos a versão 3.0... Quem sabe no próximo Sábado já estaremos na versão seguinte?

domingo, 6 de maio de 2012

Curva de Valor

Avaliação de como a nossa ideia de negócio se posiciona em relação a cada um dos atributos identificados como prioritários. Seguidamente, foi definido "Quem são os nossos concorrentes principais?". Uma vez definidos, avaliámos como estes se posicionam em cada um dos atributos anteriormente identificados.

Neste exercício, o atributo "Pertença",  presente na nossa proposta de valor, a se destacar como um forte atributo!



sábado, 5 de maio de 2012

Apanhamos o gostinho do palco e quisemos repetir!!




Rebranding... LAURUS LIVING!!

A nossa primeira apresentação no Energia de Portugal tinha acabado e o resultado foi positivo. Depois de uma reunião de trabalho durante o almoço e de falar com alguns mentores tínhamos já uma versão 3.0 do modelo de negócio. No entanto, a mudança no nosso modelo de negócio colocando um enfoque claro na experiência a proporcionar aos nossos clientes alvo levantava-nos uma dúvida: o nosso nome Laurus Villages representava efectivamente a nossa proposta de valor? 


Querendo nós explorar um “oceano azul” para pessoas preocupadas com a vida após os 50 anos não seria a palavra “Villages” facilmente confundida com mais uma solução de hospitalidade ou um projecto imobiliário? Olhámos para a nossa proposta de valor e lemos todos: "Permaneça activo através de experiências diversas. Aceda facilmente a cuidados de saúde, bem estar e outros serviços. Desfrute da sua reforma de acordo com os seus desejos e necessidades." 


Eram sem dúvida uma proposta de um novo início. 


O Eureka surgiu: nós somos Laurus Living!!

Primeira Subida ao Palco

5 minutos de Pura Inspiração
Lisboa 08:30AM

Tudo bem acordado e cheios de energia para mais um Bootcamp, desta vez destinado ao tema "Criar Valor" para as nossas ideias. Já sabíamos que de manhã seriam as Lessons Learned, onde cada equipa tem apenas 5 minutos para se apresentar, explicar a sua ideia de negócio, o mapa de empatia e personas, para depois ser avaliada pelas restantes equipas. Nos dias anteriores toda a nossa equipa já se tinha preparado para a apresentação, tinhamo-nos reunido mais uma vez no Starbucks do Centro Comercial Alegro (local que já começa a ser habitual reunirmos semanalmente), desta forma, estava tudo afinado para defender "Laurus Villages"!.

Começamos porém a amanhã com uma pequena conversa com um dos nossos mentores, que procurou alertar-nos para algumas evetuais questões que poderiam estar a ocorrer no desenvolvimento da nossa ideia e tela de modelo de negócio. Acabamos por definir a tela de modelo de negócio v.3.0. mesmo antes de apresentarmos.


Fomos a penúltima equipa a fazer a apresentação. A Patrícia estava a ficar preocupada! Ter de subir ao palco e fazer uma apresentação para cerca de 240 pessoas, deixava-a nervosa! O Bruno como simpático que é, teve um gesto bonito para a deixar um pouco  mais à vontade, pedindo ao público que apoiassem a colega com um aplauso! :) o que a deixou ainda mais aflita. Apesar de um pouco de nervosismo de todos nós, um facto é que a apresentação correu muito bem, e obtivemos um votação média de 6,4, a quarta melhor do dia...


sexta-feira, 4 de maio de 2012

Portugal é óptimo na Reforma


Em 2010 Portugal estava na 16ª posição no raking da International Living, em 2011 está na 14ª posição. Acreditamos que quando a Laurus Villages começar a prestar os seus serviços poderemos chegar ao Top 10.

Ler o artigo The Retirement Index 2011 aqui.

O que escutamos....



Uma ideia realista...

Os nossos 3 pilares?
  • Sustentabilidade
  • Pertença
  • Personalização


O que geramos?
  • Comunidades sustentáveis para a integração de pessoas reformadas.
Personalização através do desenvolvimento de serviços e programas que respondem às necessidades dos nossos clientes.
Pertença através do fomentar de actividades que promovam o sentimento de Belonging (ainda por confirmar se é pelas relações ou se pelas actividades ou se por ambas).
Sustentabilidade:
- vertente social, integração comunitária, criação de emprego e serviços prestados.
- vertente económica, lucro gerado pelas actividades e actração de investimento.
- vertente ambiental, tudo é preservação do ambiente.

Mapa de Empatias!

Estrangeiro, à beira da reforma, algum poder de compra, ±60 anos 


   

... Nasce a Tela de Modelo de Negócio V.2.0!


quinta-feira, 3 de maio de 2012

Não só o Pingo Doce marcou o 1 de Maio

Parte 1
Um passeio pelo Chiado à procura dos clientes/entrevistados 


                                 
Parte 2
Agora fizemos uma pausa nos pastéis de Belém para lanchar e continuar as entrevistas

terça-feira, 1 de maio de 2012

Problemas e soluções a testar

Tomada a decisão de focarmo-nos em clientes que vivem foram de Portugal e que começam a pensar na reforma revimos os problemas e soluções a testar. Depois de uma pequena troca de emails chegamos à versão que ia ser usada para o script das entrevistas.

A lista era enorme mas preferimos correr esse risco e depois usar os inquéritos que têm de ser mais curtos para ter a certeza de quais os problemas que iremos resolver e quais as soluções que precisamos oferecer.

          Problemas:
  1. O clima no local onde vivo não é bom para a minha saúde.
  2. Preferia viver num clima mais quente.
  3. Não tenho uma vida social que me preencha.
  4. Não tenho amigos/família por perto para conversar.
  5. É muito difícil encontrar e aceder aos serviços que necessito/desejo para a minha saúde e bem-estar.
  6. A minha casa não está adaptada às minhas necessidades ( não está pensada para eventuais problemas de mobilidade, etc.)
  7. Os custos de manutenção da minha casa são muito elevados.
  8. Sinto-me sozinho.
  9. Não me sinto útil para ninguém.
  10. Não consigo praticar as actividades e hobbies que gosto.
  11. Não suporto o stress de viver numa cidade.
  12. Não consigo encontrar comida biológica de qualidade.
  13. Não vivo no campo e gostava de ter o meu jardim ou o meu pequeno terreno/horta.
  14. Preciso de estar perto da natureza.
  15. Não me sinto seguro (preocupações com crime e comportamentos anti-sociais).

          Soluções:
  1. Uma casa alimentada por energia renovável.
  2. Uma casa no campo.
  3. Uma casa pensada nos meus potenciais problemas de mobilidade condicionada.
  4. Um apartamento inserida num complexo sénior.
  5. Ter alguém para desenhar a casa dos meus sonhos.
  6. Uma espécie de quarto de hotel num complexo sénior.
  7. Segurança em termos de design, localização e serviços prestados.
  8. Acesso 24 horas a um plataforma onde posso encontrar e solicitar todos os serviços que preciso/desejo (manutenção da casa, assistência doméstica, refeições, assistência média, ginásio, Spa, actividades desportivas, serviços de nutrição).
  9. Ter um médico ou uma enfermeira disponível 24 horas por dia.
  10. Estar num local onde possa aceder facilmente a actividades para o meu bem-estar (ginásio, spa, ioga, desporto) e actividades de cariz social.
  11. Estar num local onde eu possa dar o meu contributo para o bem-estar dos outros e sentir-me útil para a sociedade.
  12. Pertencer a uma comunidade onde posso encontrar pessoas de diferentes idades, diferentes culturas e ter uma vida social.
  13. Ter actividades que me encorajam a integrar a comunidade.
  14. Viver num local com um clima agradável.
  15. Manter a minha autonomia e apenas ter acesso a produtos/serviços que preciso/desejo.
  16. Ter um hospital por perto.
  17. Viver num local com boas acessibilidades (incluindo transporte aéreo).
  18. Viver num país com uma fiscalidade mais favorável.
  19. Viver num local onde o ambiente é respeitado.
  20. Ter um prestador de serviços que entende as minhas necessidades e desenha os serviços à minha medida.
  21. Ter controlo sobre a prestação dos serviços, trabalhando com os fornecedores para determinar o que necessito e ter acesso fácil aos detalhes dos custos envolvidos.
  22. Apenas relaxar e ter alguém que trata de tudo por mim.